Destaques

Organizadores da LIGA FUT7 falam sobre o modelo em busca da profissionalização

 

A Futebol 7 Brasil, empresa proprietária da Liga Fut7 divulgou em suas redes sociais mais informações sobre o retorno da principal competição do futebol 7 brasileiro. A LIGA reunirá nesta temporada 24 equipes, sendo 16 na categoria masculina e 08 na categoria feminina. As equipes desta temporada vão ganhar vaga no Campeonato Mundial de Clubes que será disputado entre os dias 08 e 10 de dezembro na cidade de Curitiba-PR, além disso os vencedores desta temporada ganharão pacotes incluindo passagem aéreas, hospedagens e inscrições na Liga das Américas 2019 que será disputada em Montevidéu (URU).

 

"Este ano a Liga será realizada no segundo semestre, com sede única durante 03 dias. É o retorno de um projeto muito grande e que na próxima temporada será realizado em seis etapas por todo o país. Serão muitos benefícios aos clubes e atletas, já que os campeões desta temporada ganharão vaga para o Mundial de Clubes no Brasil e ainda vão ganhar a viagem para a Liga das Américas 2019 em Montevidéu. Na próxima temporada que iniciará em abril os times vencedores em cada categoria viajarão para a disputa do Campeonato Mundial de Clubes 2019 em Barcelona (ESP)" afirmou Gabriel, da Futebol 7 Brasil.

 

A Futebol 7 Brasil também informou que qualquer clube, com ou sem "camisa famosa" poderá participar e que após duas temporadas no formato de eventos classificatórios, em 2020 voltará com o formato liga profissional, que já vinha sendo realizado quando da sua origem, financiando transporte interestadual e hospedagem para as equipes, com a grande novidade de que serão jogos semanais, como já ocorre na NBB, Liga Futsal e Superliga de Vôlei.

 

"Atualmente o futebol 7 brasileiro não possui clubes com estrutura organizacional e financeira para participar de uma Liga Profissional, pois as despesas de manutenção de um time são altas. Pagar atletas, investir em logística e treinamentos gera muita despesa e não será da noite para o dia que isso vai acontecer. A Liga Fut7 irá colocar 80 equipes na categoria masculina e 40 equipes na categoria feminina na temporada 2019 para que dentro deste universo sejam identificadas 12 equipes em cada categoria que tenham condições de acompanhar o desenvolvimento do esporte a um nível profissional. Não adianta focar em camisetas apenas. Elas servem para a divulgação do esporte, mas não trazem sustentabilidade para nenhuma Liga no país, haja visto que em todas as outras ligas em atividade no Brasil mais de 90% das equipes de alto rendimento são sustentadas com base em parcerias público-privadas entre empresas e municípios, o que é praticamente impossível com os grandes clubes de futebol profissional devido aos seus estatutos e as políticas públicas das secretarias de esportes nas grandes capitais" disse Hugo Loureiro, criador da LIGA FUT7.

 

"Existem casos específicos como o Corinthians no Futsal, o Cruzeiro no Vôlei e o Basquete no Flamengo, que fogem da parceria público privadas, mas são sustentados através de leis de incentivo. Para o crescimento do futebol 7 é preciso torná-lo um esporte de alto rendimento e principalmente levá-lo para cidades do interior, onde há público, demanda, acesso mais fácil a empresas com potencial de investimento. É este nicho que poderá sustentar grande parcela dos atletas do país tornando a modalidade um esporte profissional. Quando a Liga surgiu corremos atrás e contratamos grandes estrelas, pagamos a conta do transporte aéreo, arenas, hospedagens e alimentação para as equipes e a participação dos clubes de camisa foi fundamenta para a visibilidade da modalidade. Com isso o esporte cresceu, mas nesse momento é preciso buscar sustentabilidade e direcionar as equipes para um modelo de gestão que possa gerar empregos, ajudando atletas e profissionais do segmento a sobreviverem através do esporte" disse complementou Loureiro.

 

Em 2020 a Liga Fut7 contará com 12 clubes em cada categoria e todas as despesas de logística com transporte e hospedagem serão custeadas pela própria Liga. Os jogos serão semanais e entre etapas classificatórias e fase final a temporada será realizada entre os meses de abril e dezembro.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Seleção Brasileira feminina conquista o título da Copa das Nações

05.10.2019

1/3
Please reload

Últimas notícias
Please reload

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CLUBES DE FUTEBOL 7

confderação brasileira de futebol 7 society

© todos direitos reservados.