Destaques

LIGA FUT7 retorna e levará campeões com todas despesas pagas para o Campeonato Mundial de Clubes Barcelona 2019

A ideia da LIGA FUT7 nasceu em 2009 com o objetivo de torná-la na liga profissional do esporte mais praticado no país. Após três anos de muito trabalho a competição teve a sua primeira edição realizada em 2012, com a participação dos 16 principais clubes de futebol 7 do país, transmissão de jogos de todas as equipes na FOX SPORTS, participação de grandes estrelas do futebol profissional nacional e um investimento capaz de custear as passagens aéreas, hotel e alimentação de todas as equipes em uma competição que durou dois meses.

 

A LIGA FUT7 trouxe enorme visibilidade para a modalidade e em consequência disso nasceram diversas ligas municipais e federações estaduais em todo o Brasil. Após a primeira edição foram dezenas de clubes de camisa que começaram a desembarcar na modalidade e o futebol 7 começava a estourar a bolha na indústria do esporte.

 

No ano seguinte a Liga cresceu ainda mais e a SPORTV adquiriu os direitos de transmitir o evento. A temporada foi ampliada e de dois meses passou a ocupar quatro meses do calendário. O planejamento era que a Liga financiasse a participação dos clubes e lhes oferecesse um calendário com oito meses de duração ao longo do ano. Desta forma as equipes se responsabilizariam apenas por buscar patrocínios para remuneração dos seus jogadores, dividindo o trabalho conjunto para o desenvolvimento de uma liga profissional e consistente no país.

 

Na terceira temporada da LIGA FUT7 dirigentes de federações estaduais e da Confederação se uniram com o objetivo de tomar o controle da Liga, considerando que era um produto bom, que se vendia por si só e que seria capaz de crescer pelas mãos deles. Durante mais dois anos a LIGA FUT7 sobreviveu, através de acordos em que a empresa proprietária da LIGA pagava chancela para as entidades esportivas para poder executar o evento. Em 2015 sob enorme pressão das entidades esportivas e interesse das mesmas em assumir o negócio a empresa responsável decidiu descontinuar o evento. Nas mãos dos dirigentes foi criado um produto similar a LIGA, com a diferença de que nenhum time recebia absolutamente nenhum benefício em nenhuma fase da competição. Desta forma o esporte regrediu de maneira brutal.

 

Em 2018 com o nascimento da Associação Brasileira de Clubes de Futebol 7 e o reconhecimento da Federação Internacional de Futebol 7 a modalidade passou a ter uma nova oportunidade de alavancagem no Brasil, já que a entidade não irá filiar federações estaduais e dará todo o protagonismo para clubes e atletas, além de apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos esportivos realizados por empresas profissionais do segmento, que irão assegurar a qualidade de entrega dos eventos, além de visibilidade e retorno direto para os clubes e atletas participantes, já que no futebol 7 os clubes e atletas são os maiores investidores e não as federações.

 

A Futebol 7 Brasil anunciou uma das melhores notícias para a modalidade. A LIGA FUT7 irá retornar ainda este ano e que haverá um investimento de longo prazo, mas que prevê que em três anos a Liga se torne novamente a maior liga nacional do mundo na modalidade.

 

No ano de 2018 a LIGA FUT7 será realizada com 16 clubes convidados na categoria masculina e 08 na categoria feminina e retornará com um formato enxuto, sendo disputada no feriado de finados em novembro, premiando a equipe campeã com vaga no Mundial de Clubes que será disputado em dezembro no Brasil. Na temporada 2019 a Liga será disputada durante seis meses com a realização de jogos em todas as cinco regiões do país, premiando os campeões de cada categoria com todas despesas pagas (aéreo, hotel e inscrições) para disputar o Campeonato Mundial de Clubes que será realizado em Barcelona (Espanha). Em 2020 a Liga tem como planejamento ser realizada durante oito meses do ano. O lançamento oficial da LIGA FUT7 ocorre no mês de agosto com informações sobre regras para participar e como será subsidiada.

 

"A Liga Fut7 nos seus primeiros anos subsidiou passagens aéreas, hotel, alimentação, cachê de estrelas, produção de tv e construção de grandes arenas. Agora voltará com um investimento semelhante e já esta somando forças com grandes empresas do país que acreditam neste projeto. Irão levar os campeões da categoria masculina e feminina de 2019 com todas despesas pagas para a disputa do Campeonato Mundial de Clubes em Barcelona, a exemplo do que já vem acontecendo com a Seleção Brasileira de Futebol 7 que foi em uma delegação com 40 pessoas para Lima. Estamos muito esperançosos e satisfeitos com o retorno da LIGA FUT7 e esperamos que eles obtenham êxito, porque quem ganhará muito com isso é o esporte" afirmou Ramos, da ABF7.

 

A Futebol 7 Brasil não informou se a LIGA FUT7 voltará novamente a contratar embaixadores para cada equipe, como nos primeiros anos de competição, mas assegurou que além da viagem para a Europa muitas novidades devem trazer uma nova cara para o esporte mais praticado no país.

1/4

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Futebol 7 Brasil investiu e adquiriu plataforma usada por grandes universidades em cursos de pós graduação

06.08.2020

1/3
Please reload

Últimas notícias
Please reload

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CLUBES DE FUTEBOL 7

© todos direitos reservados.